Sentado na recepção eu me lembrava de uma conversa que tive com minha mãe quando era muito criança. A gente andava pelo shopping e ao ver duas mulheres muito arrumadas passarem por perto eu disse: Acho que eu não vou gostar disso aí quando eu crescer.
Minha mãe se assustou. Ela não entendeu que eu falava do excesso de zelo ao se arrumar. Ficou com medo de eu ser gay, eu acho.
Me lembrava da conversa, ali na recepção, enquanto aguardava para ser entrevistado.
O motivo? Uma mineira, com um sotaque inconfundível, dessas que se arrumam demais. Ela era muito bonita, toda maquiada, roupas combinando, sandália bonita, impecável. Veio até a recepção e empinou a bunda na minha direção enquanto conversava com uma das recepcionistas. Fiquei com a impressão de que ela tinha feito aquilo só pra que eu olhasse. Eu olhei.
Foi aí que eu me lembrei da conversa que tive no shopping, há muito tempo atrás.
A psicologia freudiana diz que a gente tende a se apaixonar por uma mulher que nos lembre a nossa mãe. Não sei se é bem verdade, mas a minha mãe não é dessas mulheres que andam impecáveis e exalando futilidade. Ela é normal. E talvez por isso eu tenha adquirido esse gosto por mulheres normais.
Interrompi os pensamentos para ser entrevistado. Fui bem. Saí da sala de reuniões com uma boa impressão, e me considerando um forte candidato. O próximo passo era conhecer a empresa. Saí andando de departamento em departamento, olhando basicamente para as mulheres. Muitas mulheres. Umas bonitas, umas interessantes, umas feias e uma normal. Nunca acreditei em amor a primeira vista, e continuo não acreditando, mas ao olhar pra ela eu tinha a certeza de que seu fosse contratado, elas seria a minha escolhida. Ela era perfeitamente normal. Dessas que se vestem bem, mas sem exagerar. Que conversam sobre assuntos normais. Nem muita futilidade, nem muito intelecto. Não parecia usar muita maquiagem, e nem precisava. A maquiagem foi feita para as feias e para as bonitas. Essas pra evidenciarem o quanto são belas, aquelas, pra amenizarem algum defeito de fábrica.